segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O ENCONTRO DE LÁZARO COM JESUS CRISTO


Introdução: Certa ocasião, algumas pessoas perguntaram a Jesus: [“Que sinal, pois, fazes tu, para que o vejamos e te creiamos?João 6.30], ou seja, elas queriam que Jesus fizesse algum milagre para que, vendo, pudessem crer nele.
            Hoje, vamos finalizar esta serie de mensagem sobre pessoas que tiveram encontro com Jesus falando de um dos mais notórios milagres de Jesus Cristo:
·        A ressurreição de Lázaro que já estava em adiantado estado de decomposição.
·        Embora o espetacular acontecimento tenha sido presenciado por tanta gente, nem por isso creram em Jesus.
·        Mas, para aqueles que estão disposto a, sinceramente, crer em Jesus como Salvador e Senhor de todas as coisas, Ele fez promessas maravilhosas.
                                                    Texto: João 11.1-7; 17-28 e 32-48

INTERPRETAÇÃO DOS FATOS E APLICAÇÃO
1.    (v.3,6) O texto nos afirma que, depois de tomar conhecimento do pedido de Marta e Maria, Jesus ainda permaneceu dois dias no lugar onde estava. [Por que Jesus não foi imediatamente?]

Reflexão: A demora de Jesus foi proposital.
Ele percebeu que tudo estava acontecendo com uma finalidade:
·           [Glorificar o nome do Pai] – “4E Jesus, ouvindo isto, disse: Esta enfermidade não é para morte, mas para glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela. João 11:4
·           [No momento certo,] Ele faria o esperado. Tudo acontecia com um propósito definido. Veja o João 11.15, 42 “15e para o bem de vocês estou contente por não ter estado lá, para que vocês creiam. Mas, vamos até ele. 42Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste. João 11:15 e 42
2.    [Que sentimento que nós encontramos João 11.5, 33, 35 e 36 ], é de: amor, carinho e afeto familiar. Isso revela que Jesus tinha estes sentimentos, porque ele era 100% Deus e também 100% homem.
Reflexão: João escreveu o 4º evangelho para leitores influenciados pela cultura grega. (sendo que os 3 anteriores: Marcos, Mateus e Lucas são chamados de sinóptico).
·        Para o grego, a maior característica do Criador era o que chamavam de “apatheia”, ou seja, uma completa incapacidade de sentir qualquer tipo de emoção.
·        João afirmou que Jesus Cristo veio revelar-nos o Pai para que o conhecêssemos “18Ninguém jamais viu a Deus, mas o Deus Unigênito, que está junto do Pai, o tornou conhecido. João 1:18. – forma humana. 100% Deus e 100% homem.
·        Assim, Jesus Cristo revelou-nos um Deus que sente e sofre as nossas aflições e que se preocupa conosco.
·        Em que isso altera a nossa relação com Deus?  Se olharmos par cultura grega, onde os deuses não podem se relacionar com o homem...
3.    [No diálogo com Marta, Jesus fez uma afirmação: 25Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; 26E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto? João 11:25-26.] Vamos ver que garantia tem aqueles que este disposto a crer em Jesus Cristo?
Reflexão: Homem algum jamais fez uma afirmação tão forte. Jesus afirmou ser Ele mesmo o poder da ressurreição e a fonte da vida.
·      A Bíblia diz que Ele é o: “Autor da Vida”.
·      No início do Evangelho de João diz que: “Nele estava a vida”.
·      Ele também afirmou: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida...” Para aquele que crer, mesmo que morra, tornará a ter vida eterna.
·      Todos haveremos de morrer um dia, mas a fé em Jesus Cristo fará a grande diferença nesse dia. No dia da ressurreição ou mais conhecida com volta de Jesus.
·      E Marta sabia disso, olha o que ela disse: “24Marta respondeu: "Eu sei que ele vai ressuscitar na ressurreição, no último dia". João 11:24
4.    Um milagre extraordinário foi realizado, pois um morto que já estava em estado decomposição voltou à vida. [slide-6 Diante desse milagre houve reações diferentes.45Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele. 46Mas alguns deles foram ter com os fariseus, e disseram-lhes o que Jesus tinha feito. João 11:45-46]

Reflexão: Podemos pensar que se acontecer um milagre seremos capazes de crer, mais isso não é suficiente para levar alguém a crer.
·        Alguns que lá estavam ficaram céticos, ou seja, incrédulos. Esses foram denunciar Jesus às autoridades para prendê-lo.
·        O que leva uma pessoa ater fé em Cristo? Serão os milagres?
·        Por que hoje ainda as  pessoas não crêem Jesus?
CONCLUSÃO
Um dos verbos mais usados no Evangelho de João é o verbo CRER. Jesus mostrou-nos o propósito de tudo o que fazia:
·        Provocar a fé nas pessoas.
A fé em Jesus Cristo produz resultados extraordinários, sendo que o maior deles é a absoluta certeza de uma vida eterna na presença de Deus.
Marta, irmã de Lázaro, antes mesmo de o milagre acontecer, já havia declarado sua fé em Jesus quando afirmou: “27Disse-lhe ela: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. João 11:27.
Todavia outros que ali estavam e viram com seus próprios olhos, não creram em Jesus.
·           Você acha que, ainda hoje, Deus às vezes demora a responder nossas orações?
·        Você crê que Deus ainda se preocupa conosco?
·        Por que hoje ainda as pessoas não crêem Jesus? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário