sexta-feira, 19 de outubro de 2012

CRIANDO FILHOS DO JEITO DE DEUS



  INTRODUÇÃO
- Hoje, há muitas vozes confusas em nossos dias oferecendo muitas opiniões diferentes acerca de como criar os filhos... - David John e Carol. Escreveu um livro com o título: “151 boas idéias para educar seus filhos”. Ele traz na pagina 42 uma estatística que até os 18 anos, uma pessoa ‘comum’ terá assistido na TV, 96.798 cenas de nudez, 163.000 tiros e 130.000 assassinatos. Tudo isso dentro de casa, na sala.

Olha que o salmista diz no Salmo 101.2-4 - Vou fazer uma pergunta aos pais: Onde vocês procuram ajuda? Para quem vocês olham quando estão necessitados de ajuda e de conselhos a respeito de agirem bem como pais/mãe? Quem é o seu modelo? 

- Há somente um Pai, na história, que foi 100% perfeito. É o nosso Pai Celestial. Mt 5.48 - Você quer ser um grande pai/mãe? O segredo é simples: Trate os seus filhos da maneira como Deus trata você.

1.     Primeira coisa para ser  bons pais... EU PRECISO ENTENDER MEUS FILHOS
A palavra chave é: ‘ENTENDER’.  Sl. 103.13-14 - A reclamação número um que as crianças geralmente têm dos seus pais é: "Eles não me entendem!"- Pv. 24.3 São os princípios básicos da criação de filhos.
* Deus nós diz que nós precisamos estudar os nossos filhos. Nós precisamos saber o que faz eles serem da maneira como são.
* Cada criança é diferente da outra, uma personalidade e um temperamento diferente. 
* Você os compreende seus filhos?
*Qual é a prova que você os compreende? Pv. 14.29 A prova que você entende os seus filhos é se você é paciente com eles.

2.     Segunda coisa para ser bons pais... {Slide EU PRECISO ACEITAR MEUS FILHOS}
- Realmente aceite-os! ...Você é perfeito? ...Mas Deus aceita você do jeito que você é. Isto chama graça. A Bíblia diz que os filhos são um presente (herança) de Deus. Salmos 127.3 Exemplo: O pai do filho prodigo, Lc. 15.11-32;  Ele aceito seus filhos... não importa o quanto eles erraram;

3.     A próxima coisa para ser bons pais... {Slide EU PRECISO DISCIPLINAR MEUS FILHOS}
- Hb.12.6a “O Senhor disciplina a quem ama...” É um sinal do amor de Deus quando você é disciplinado, corrigido. A Bíblia diz que se eu não disciplino meus filhos, então duas coisas são verdade: 
1.    Isto prova que eu realmente não amo aos meus filhos. Pv. 13.24 Se eu permito que ele faça o que bem entende, isso mostra que eu não me interesso por ele.
2.    Isto mostra que eu estou participando na destruição deles. Pv. 19.18 Se você não o fizer você os estará ajudando a destruírem-se a si mesmos.
- É muito importante que você entenda a diferença entre disciplina e espancamento. - Na Bíblia, Deus diz pelo menos três coisas, se você vai disciplinar os seus filhos:
1. CALMAMENTE: Pv. 29.11; Ef. 6.4. Quantas vezes batemos nos filhos não porque eles estavam sendo disciplinados, mas para aliviar a nossa própria frustração?
2. TEMPO CERTO Pv. 13.24;
3. ESPORADICAMENTE Cl. 3.21 - Não se bate nos filhos o tempo todo! Exemplo: Mães que têm crianças pequenas, ao invés de ficar dizendo duas mil vezes: "Não mexa aí, não mexa aí, não mexa aí", tudo o que você precisa fazer é tornar a sua casa à prova de crianças por alguns anos. Tire as coisas que quebram fácil e guarde-as por alguns anos. 

4.     A quarta coisa para ser bons pais... EU PRECISO EXPRESSAR AMOR PARA COM MEUS FILHOS
- A Bíblia é cheia de exemplos do amor de Deus por você e por mim e do amor do Pai por Seus filhos.  Há três maneiras específicas de se expressar o amor: 
1. Através de afeição.} É o toque. Contato físico, abraços, beijos, tapinha nas costas, carinho. Se você não cresceu numa família como essa, você pode aprender! A Bíblia diz Salmos 145:9 * Pais, tenham coragem de abraçar e beijar seus filhos. Ame seus filhos. Mostre afeição pelos seus filhos. Mostre que você se preocupa com eles.
2. Através de Afirmação. A maneira como falamos. Salmo 145.14 Nós moldamos os nosso filhos através da maneira como falamos com eles. Você diminui seus filhos quando fala com eles? Não ridicularize seus filhos na frente dos outros! Edifique-os, encoraje-os.
3. Através de Atenção. Esta é provavelmente a maneira número um em que as crianças sentem que são amadas. Quando foi a última vez que você sentou com os seus filhos "olho a olho", sem pressa e disse a eles: "Papai e mamãe te amam, filho." Se eu quero ser um bom pai, como meu Pai Celestial é, eu deverei dar ATENÇÃO, AFIRMAÇÃO E AFEIÇÃO aos meus filhos.

5.     Finalmente, se queremos ser bons pais... EU PRECISO SER CONSISTENTE COM MEUS FILHOS - Sl. 145.17
- A palavra chave é: "tudo". A palavra "justo" significa certo. Ele é correto em tudo o que faz. Pv. 20.7 Como é que você demonstra honestidade? De duas maneiras: 

1. Você não se faz de perfeito. Você admite quando está errado. Algumas vezes você tem que dizer aos seus filhos: "Eu sinto muito. Eu cometi um erro."     * Orgulho vai à frente da destruição. 

2. Guarde as suas promessas. A causa número um de amargura em muitas famílias são as promessas quebradas. Não prometa o que você não tem... Exemplos: "Papai, o senhor prometeu que ia me levar pra pescar." "Mamãe, você me prometeu..." 

CONCLUSÃO
- Esta é a última coisa que Deus disse no Antigo Testamento antes que Jesus surgisse no cenário do Novo Testamento: Ml. 4.6 - "E Ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais para que eu não venha e fira a terra com maldição.

COMPARTILHE:
Você quer mesmo ser um grande pai ou uma grande mão? Então como anda suas atitudes diante disso?
- VOCÊ PRECISA ENTENDER SEUS FILHOS,
- VOCÊ PRECISA ACEITAR SEUS FILHOS, 
- VOCÊ PRECISA DISCIPLINAR SEUS FILHOS, 
- VOCÊ PRECISA EXPRESSAR AMOR PARA SEUS FILHOS, 
- VOCÊ PRECISA SER CONSISTENTE COM SEUS FILHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário