domingo, 4 de setembro de 2011

PARA TRANSFORMAR AS ADVERSIDADES EM BENÇÃOS É PRECISO TRATAR AS FORTALEZAS

Como encaramos as crises determina o final delas. Pois os momentos difíceis devem ser encarados como desafios a serem escalados pela fé.
2 Coríntios 10:3-5 “Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas; Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;”
Rm 8.28  “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”
Introdução
Se pudéssemos parafrasear o texto de II Co. 10, diríamos que ele pode ficar assim: “Embora andemos por aí em corpos de carne e sangue, nossas maiores batalhas não estão no reino físico, mas no reino da mente e do espírito.
É por isso que após ser salvos, precisamos PERSEVERAR até o fim.
Exemplo: Deus deu a terra prometida a Israel, mas eles precisaram conquistá-la!
Além de sermos salvos, temos que buscar a PLENITUDE da salvação.      
Filipenses 2:12 “De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também OPERAI (desenvolvei) a vossasalvação com temor e tremor;”

Salvação, Justificação, Regeneração, Santificação, Glorificação.
Temos que vencer as fortalezas da nossa vida.

- SOFISMAS: Argumento falso formulado de propósito para induzir a erro: (Engano, logro, burla, tapeação.)
- DESEJOS: que tentam tomar o lugar de Deus em nossa vida. (Idolatria a bens e coisas)
01. O QUE É UMA FORTALEZA?
A) Uma imaginação – algo que tome posse de nossa mente.
II Coríntios 10:5 “Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
Todos nós podemos ser vítimas desse tipo de obsessão em nossa mente caso não controlarmos o que entra nela.
EXEMPLO: Davi – O ungido do Senhor Deus. II Samuel 11:2-4 “E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa. ”
Davi: VIU; GOSTOU DO QUE VIU; SE INTEROU DO ASSUNTO; DESEJOU; SE DEITOU COM ELA.
·        Sua imaginação se tornou uma fortaleza, a fortaleza o levou a uma atitude desenfreada, resultando no pecado.
·        As fortalezas podem arruinar a vida se não soubermos lidar com ela.
B) Algo que requer nossa atenção ao ponto de tomar o lugar de Deus.
Deus deve ter o primeiro lugar em nossa vida (PRIMISSIAS) e Satanás não quer que isso aconteça, então ele tenta colocar outras coisas no lugar para se tornar OBSESSÃO.
Exemplo 2: Jogos de azar: são super destrutivos, pois a família é afetada, com falta do básico, falta de atenção, comunicação, amor, afeto, carinho.
Fortalezas se manifestam através de DEPENDÊNCIA.
·        Dependência química – nicotina, álcool, drogas, alimentos (café, tererá, coca-cola).
·        Dependência não-química – Algumas podem até parecer lícitas, mas se tomam o controle do nosso ser, se tornam destrutivas.
- Comer; - Mentir; - Discussões; - Coleções; - Competição; - Emoções; - Exagero; - Jogar; - Fofoca; - Perfeccionismo; - Pornografia; - Ira.
E ainda outras:
- Materialismo; - Atividades religiosas; - Ressentimentos; - Sadismo Sexual; - Perversão sexual; - Consumo compulsivo; - Isolamento; - Tagarelice; - Encenação; - Assistir televisão demasiadamente; - Vício de Trabalho
2. O MEDO É UMA BASE FORTE PARA FORTALEZAS.
I Cronicas 28:20 “E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR.”
Existem seis tipos básicos de medo que podem virar fortalezas.
1 – Medo de Doença; 2 – Medo de passar necessidade; 3 – Medo de rejeição; 4 – Medo de envelhecer; 5 – Medo de falta de amor; 6 – Medo de morte.
3. FOBIAS TAMBÉM PODEM SE TORNAR FORTALEZAS.
Fobia é um medo incontrolável. - Altura; - Cobra; - Aranha; - rato; - áreas fechadas.
4. SAIBA ENCARAR AS ADVERSIDADES
·         Não se desanime nas dificuldades – Hb 12.5 “E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, E não desmaies quando por ele fores repreendido;”

·         Não te retroceda nas dificuldades – Hb 10.38  “Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.”
·         Não se atemorize nas dificuldades – Is 43.2 Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”

5. SAIBA ENTENDER AS ADVERSIDADES
·         É preciso manter o equilíbrio nos conflitos – Jr 1.19 “E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.”

·         É preciso manter a confiança nas provas – I Jo 5.14 “E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve.”
·         É preciso manter a esperança nas aflições – Jó 14.7 “Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos.”

6. SAIBA SUPORTAR AS ADVERSIDADES
·         É resistindo que almejaremos a vitória – Fp 3.12 “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus.”

·         É resistindo que alcançaremos a vitória – I Pe 5.9 “Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.”
·         É resistindo que receberemos a vitória – I Jo 3.22 “E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.”

Conclusão.
Podemos ser salvos, e ficar presos as coisas do passado que nos fazem sofrer e não vivermos uma vida abundante.


Pr. João Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário