quinta-feira, 24 de maio de 2012

RELACIONAMENTO CONJUGAL


Efésios 5.22-33

22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.  24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.  25 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela  26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,  27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.  28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30 pois somos membros do seu corpo. 31 “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” 32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

INTRODUÇÃO
O Casamento é tão importante, que Deus o compara com o relacionamento entre Cristo e a Igreja. O texto acima deixa bem claro a comparação que o Apostolo Paulo faz. Notem as vezes que ele usa a palavra como ou assim como.

1.    Assim Como Cristo é o cabeça da Igreja, o marido deve ser o cabeça da mulher. vs 22-23
Isto deixa bem clara a posição de liderança do marido. Toda organização precisa de um líder e aprouve a Deus colocar esta responsabilidade nos ombros do marido.

2.    Assim como a Igreja está submissa a Cristo, as mulheres devem estar submissas a seu marido. v 24
a.      Submissão não quer dizer que a Mulher é inferior ao Marido.
b.      Submissão é compreender o principio de liderança.
c.      Submissão é entender que a responsabilidade mais pesada do lar está sobre o marido.

3.    Assim como Cristo ama a igreja os maridos devem amar suas esposas. – v. 25
O marido deve amar sua esposa com amor incondicional.  O texto mostra três formas de demonstrar este amor:
a) Como Cristo amou a igreja e se entregou por ela.
b) como ama seu próprio corpo.
c) Como ama a si mesmo.

4.    Assim como Cristo alimenta e cuida da igreja, os maridos devem alimentar e cuidar de sua esposa. - v. 29
O marido é o responsável pela manutenção e suprimento no lar.

5.    A oração é fundamental dentro de um RELACIONAMENTO CONJUGAL.
Efésios 3.20-21 20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21  a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”
Deus é poderoso para fazer muito mais, além daquilo que pedimos ou pensamos.
Como vimos semana passa, a instituição familiar tem sido atacada de diversas formas, a nossa posição dever ser de defesa e ataque nesta batalha.
·      Oração de defesa: A melhor forma de defender seu casamento é crescer na intimidade com Deus por intermédio da oração.
·      Oração de ataque: Aqui me refiro àquele clamor a Deus, quando estamos no meio de um conflito familiar.
6.    Finanças dentro de um RELACIONAMENTO CONJUGAL
I Timóteo 6.10 10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
A um livro com o titulo: Até que o dinheiro nos separe. Normalmente a frase é: “Até que a morte nos separe”. Realmente, um dos motivos que mais provocam conflito familiar e divorcio é o dinheiro.
·         Seja fiel a Deus nos seus DÍZIMOS E OFERTA. Malaquias 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
·         Faça um orçamento doméstico com seu cônjuge. Lucas 14.28-30 – se não calcular bem antes de construir... Podemos passar vergonha diante do povo.
·           Evite tomar dinheiro emprestado. Cuidado com os EMPRESTIMOS. Prov.22.7 “O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta.”
·           Se estiver envolvido em dívidas, faça planos para liquidar. Romanos 13.8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.”
7.    Uma boa comunicação é importante no RELACIONAMENTO CONJUGAL:
Efésios 4.15 “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” Tiago 1.19Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.
Deus nos deu um dom muito especial: a comunicação. Ela é fundamental para vida em sociedade.
O Pr. Jaime Kemp, um conselheiro matrimonial, ensina três frases que salva um casamento:
·         Querida (o), eu estou errado (a).
·         Querida (o), você pode me perdoar?
·         Querida (o), eu amo você.

CONCLUSÃO
Devemos analisar na Palavra de Deus tudo o que Cristo fez pela igreja e aplicarmos a mesma dedicação nos nossos lares.
Uma das melhores formas de termos um bom relacionamento no lar é a utilização dos mandamentos recíprocos /aqui estão alguns:
·      Amar uns aos outros – João 15.12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
·      Não julgar uns aos outros – Romanos 14.13 Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
·      Servir uns aos outros – Gálatas 5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
·      Perdoar uns aos outros – Efésios 4.32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
·      Sujeitar uns aos outros – Efésios 5.21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário