terça-feira, 26 de junho de 2012

Os Ladrões da nossa alegria - Is. 61.1-11


INTRODUÇÃO:
Nestes últimos dias tenho percebido que para vencer cada situação precisamos mais e mais da alegria do Senhor; Neemias 8:10 “Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” mas existem coisas que estão roubando esta alegria. Hoje vamos falar como superar e vencer esses ladrões da alegria.



1º LADRÃO: AS CIRCUNSTÂNCIAS

Jesus prometeu aos seus discípulos, paz, alegria e vida abundante (Jo 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” / Jo16: 22 “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.”), mas depois de fazer essas promessas Jesus é preso, torturado e é crucificado, Ele morre lentamente com um sofrimento horrível, e então aquele que prometeu paz, alegria e vida, é executado como bandido e sofre mais que um cão.
Mas também seus seguidores não desfrutaram de nenhum privilégio na vida pelo fato de serem leais a Jesus, porém esses que mais suportam humilhações e perseguições pelo nome de Cristo são os que desfrutam de maior intimidade.
Como vemos o exemplo do apóstolo Paulo e suas lutas:
1.     Carrega a CULPA de ter perseguido e matado muitos cristãos antes da sua conversão;
Atos 8:3Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.”.

2.      Depois que ele se converte espera como muitos cristãos um anjo protetor, um “anjinho da guarda”, mas recebe um espinho na carne, mensageiro de Satanás.
2 Coríntios 12:7E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.”.

3.     Foi considerado traidor dos judeus, eles queriam matar o apóstolo Paulo;
Atos 9:23-24Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida; porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem.”.

4.     Em toda cidade que ele ia pregar o evangelho, era expulso da sinagoga ou apanhava ou era apedrejado ou dormia na cadeia.
As circunstâncias eram tão adversas na vida de Paulo que o morrer seria lucro Filipenses 1.12,20-21 12Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 20segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 21Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”.
Essas circunstâncias todas são capazes de nos sugar e nos tirar a alegria.

ENTÃO QUAL ERA O SEGREDO DO APÓSTOLO PAULO?
ü    Paulo tinha certeza que seria testemunha de Jesus, e o que realmente lhe importava era o progresso do evangelho. (CONVIQUIÇÃO)
ü    Aquilo que lhe parecia um gigante insuperável, na presença de Jesus é reduzido a pó.
ü    Assim como Paulo, nós também conseguiremos se dessa forma pensarmos: Eu sou fraco, masTudo posso naquele que me fortalece {Filipenses 4:13}.

2º LADRÃO: AS PESSOAS.

Quando as pessoas podem roubar a nossa alegria?
*    Quando querem que façamos somente as suas próprias vontades: Há pessoas que têm uma grande possibilidade de abusar de nós, porque estão constantemente sugando-nos emocionalmente, porque estão ocupadas em se relacionar conosco, mas nos ignoram como pessoas, nos tratam como objetos de sua satisfação.

*    Quando nos diminuem: Há pessoas que nos olham de cima para baixo querendo sempre nos diminuir e acabam fazendo com que assim nos sintamos, admitindo que somos pequenos, inadequado, insuficiente, incapaz, incompetente. 

*    Quando nos julgam: Quando as pessoas nos julgam elas têm a capacidade de roubar nossa alegria, elas nos dão a impressão de que nos conhecem mais até mesmo do que nós nos conhecemos, falam tanto de nós, que temos a tendência de dar razão ao que falam ao nosso respeito. 

*    Quando nos perseguem (1Co 4:12 “nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;”): Pessoas que não largam do nosso pé, então ficamos acuado, na defesa, olhando para os lados, amedrontado, essas pessoas são capazes de roubar nossa alegria.

*    Quando nos caluniam: A calúnia é quando alguém diz que você fez alguma coisa não fez. A difamação é quando alguém diz que você é uma coisa que você não é. As duas coisas roubam a nossa alegria.

*    Quando nos rejeita (1Co 4:13 “quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.). 

*    Quando nos ferem com palavras: Pessoas que só abrem a boca para nos derrubar, matar nossos sonhos. 

*    Quando aquelas que amamos estão sofrendo:

COMO VENCER OS LADRÕES DE NOSSA ALEGRIA?
·        Abençoa aqueles que te amaldiçoa, ore por aqueles que te perseguem.

·        “O maior mal que os perversos podem fazer conosco é querer nos tornar tão perversos como eles são”.

·        NA CRUZ EM NENHUM MOMENTO JESUS SE COLOCOU DE VITIMA, Ele disse: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.

·        Jesus esta explicando aos seus discípulos sobre seu sofrimento, morte e ressurreição, quando Pedro diz que Ele não podia fazer isso... e logo após Jesus diz em Mateus 16. 23-24.

CONCLUSÃO:
Você tem perseverado em se alegrar no Senhor, mesmo em meio a dificuldades? Você está disposto a seguir Jesus a exemplo do apóstolo Paulo, que se alegrar acima de qualquer circunstancia?



Nenhum comentário:

Postar um comentário