terça-feira, 26 de junho de 2012

Os Ladrões da nossa alegria - Is. 61.1-11


INTRODUÇÃO:
Nestes últimos dias tenho percebido que para vencer cada situação precisamos mais e mais da alegria do Senhor; Neemias 8:10 “Disse-lhes mais: ide, comei carnes gordas, tomai bebidas doces e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força.” mas existem coisas que estão roubando esta alegria. Hoje vamos falar como superar e vencer esses ladrões da alegria.



1º LADRÃO: AS CIRCUNSTÂNCIAS

Jesus prometeu aos seus discípulos, paz, alegria e vida abundante (Jo 14:27 “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” / Jo16: 22 “Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar.”), mas depois de fazer essas promessas Jesus é preso, torturado e é crucificado, Ele morre lentamente com um sofrimento horrível, e então aquele que prometeu paz, alegria e vida, é executado como bandido e sofre mais que um cão.
Mas também seus seguidores não desfrutaram de nenhum privilégio na vida pelo fato de serem leais a Jesus, porém esses que mais suportam humilhações e perseguições pelo nome de Cristo são os que desfrutam de maior intimidade.
Como vemos o exemplo do apóstolo Paulo e suas lutas:
1.     Carrega a CULPA de ter perseguido e matado muitos cristãos antes da sua conversão;
Atos 8:3Saulo, porém, assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, encerrava-os no cárcere.”.

2.      Depois que ele se converte espera como muitos cristãos um anjo protetor, um “anjinho da guarda”, mas recebe um espinho na carne, mensageiro de Satanás.
2 Coríntios 12:7E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.”.

3.     Foi considerado traidor dos judeus, eles queriam matar o apóstolo Paulo;
Atos 9:23-24Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si tirar-lhe a vida; porém o plano deles chegou ao conhecimento de Saulo. Dia e noite guardavam também as portas, para o matarem.”.

4.     Em toda cidade que ele ia pregar o evangelho, era expulso da sinagoga ou apanhava ou era apedrejado ou dormia na cadeia.
As circunstâncias eram tão adversas na vida de Paulo que o morrer seria lucro Filipenses 1.12,20-21 12Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho; 20segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. 21Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”.
Essas circunstâncias todas são capazes de nos sugar e nos tirar a alegria.

ENTÃO QUAL ERA O SEGREDO DO APÓSTOLO PAULO?
ü    Paulo tinha certeza que seria testemunha de Jesus, e o que realmente lhe importava era o progresso do evangelho. (CONVIQUIÇÃO)
ü    Aquilo que lhe parecia um gigante insuperável, na presença de Jesus é reduzido a pó.
ü    Assim como Paulo, nós também conseguiremos se dessa forma pensarmos: Eu sou fraco, masTudo posso naquele que me fortalece {Filipenses 4:13}.

2º LADRÃO: AS PESSOAS.

Quando as pessoas podem roubar a nossa alegria?
*    Quando querem que façamos somente as suas próprias vontades: Há pessoas que têm uma grande possibilidade de abusar de nós, porque estão constantemente sugando-nos emocionalmente, porque estão ocupadas em se relacionar conosco, mas nos ignoram como pessoas, nos tratam como objetos de sua satisfação.

*    Quando nos diminuem: Há pessoas que nos olham de cima para baixo querendo sempre nos diminuir e acabam fazendo com que assim nos sintamos, admitindo que somos pequenos, inadequado, insuficiente, incapaz, incompetente. 

*    Quando nos julgam: Quando as pessoas nos julgam elas têm a capacidade de roubar nossa alegria, elas nos dão a impressão de que nos conhecem mais até mesmo do que nós nos conhecemos, falam tanto de nós, que temos a tendência de dar razão ao que falam ao nosso respeito. 

*    Quando nos perseguem (1Co 4:12 “nos afadigamos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Quando somos injuriados, bendizemos; quando perseguidos, suportamos;”): Pessoas que não largam do nosso pé, então ficamos acuado, na defesa, olhando para os lados, amedrontado, essas pessoas são capazes de roubar nossa alegria.

*    Quando nos caluniam: A calúnia é quando alguém diz que você fez alguma coisa não fez. A difamação é quando alguém diz que você é uma coisa que você não é. As duas coisas roubam a nossa alegria.

*    Quando nos rejeita (1Co 4:13 “quando caluniados, procuramos conciliação; até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.). 

*    Quando nos ferem com palavras: Pessoas que só abrem a boca para nos derrubar, matar nossos sonhos. 

*    Quando aquelas que amamos estão sofrendo:

COMO VENCER OS LADRÕES DE NOSSA ALEGRIA?
·        Abençoa aqueles que te amaldiçoa, ore por aqueles que te perseguem.

·        “O maior mal que os perversos podem fazer conosco é querer nos tornar tão perversos como eles são”.

·        NA CRUZ EM NENHUM MOMENTO JESUS SE COLOCOU DE VITIMA, Ele disse: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem.

·        Jesus esta explicando aos seus discípulos sobre seu sofrimento, morte e ressurreição, quando Pedro diz que Ele não podia fazer isso... e logo após Jesus diz em Mateus 16. 23-24.

CONCLUSÃO:
Você tem perseverado em se alegrar no Senhor, mesmo em meio a dificuldades? Você está disposto a seguir Jesus a exemplo do apóstolo Paulo, que se alegrar acima de qualquer circunstancia?



quinta-feira, 21 de junho de 2012

Alcançando a vitória em Cristo.


 “Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.                        
   2 Timóteo 1.7
Alcançando a vitória em Cristo!
Lucas 8. 40-42.
Todo aquele que é nascido de novo, recebeu o Espírito de Deus. E o Espírito de Deus não nos torna medrosos, mas nos dá poder, amor e equilíbrio. Logo, somos destinados a vencer. Mas isso só não basta, nossa vitória depende também de nossas atitudes. Ex: carro: destinado a nos transportar com segurança e conforto: mas podemos conduzi-lo para nos matar. Atitudes que nos leva a alcançar vitória em Cristo:
1°. ESTAR ALÉM DA MULTIDÃO.
·         Uma multidão rodeava e apertava Jesus. V42b.
·         Quando estudamos a multidão, vemos as pessoas no meio da multidão experimentando nada ou muito pouco de Cristo
·         Às vezes antes de abençoar, Jesus tirava à pessoa a parte da multidão. Mc 7.33(EX: a cura de um surdo e gago)
·         Os receberam foram pessoas que foram além da multidão.
·         Jairo sai da sua casa, enfrenta e passa além da multidão e se joga aos pés de Jesus. V.41
·         Quem se posiciona na multidão não vence, Por quê?
1.   A multidão não tem aliança nem compromisso com Jesus. E a qualquer momento o abandona sem nenhum receio. (João 6.60). Não tem nenhum vinculo ou compromisso. E quando Jesus exige algo que considero pesado, eu o abandono.
2.   A multidão inconstante e cruel Está em busca de o benefício Mas não deseja a pessoa de Jesus. A mesma multidão que rodeava Jesus gritou: Crucifica. Ex. em Atos 14 (11e19) Paulo e barnabé foram “do céu ao inferno”. A Mesma multidão que os endeusava, queria matá-los.
3.   A multidão é superficial. Não tem firmeza, fica ao redor, não desfruta da vida de Cristo.
·           Se queremos receber de Deus, precisamos estar além da multidão. Precisamos ultrapassar o nível da multidão, Sair dela, nos posicional em Cristo, nos lançar aos pés dele, precisamos Ser discípulos, ter vínculo compromisso com ele.
·          Jesus quer uma multidão: mas uma multidão de discípulos!
·          Jesus falou para o homem da mão ressequida: “vem para o meio.” (Mac 3.3)
·          O Senhor está falando com você: chega de estar em volta, chega de ser inconstante, chega de superficialidade, chega de multidão: vem para o meio, vem ser discípulo, vem se comprometer comigo! Venha receber meu investimento!
2°. REJEITAR OS  IMPEDIMENTOS SOBRE A NOSSA VIDA.
·         Os v.43-44 nos fala de uma mulher que rejeitou todo impedimento que  a vida queria lhe impor,  e alcançou uma grande vitória. Impedimentos que ela desafiou e venceu:
1. Sua condição física frágil: dizia a ela que ela não tinha condições de enfrentar a multidão e tocar em Jesus. A hemorragia a deixava frágil, anêmica, sem vigor físico.
2. A sociedade: Uma pessoa com hemorragia tinha que ficar confinada; isolada do contato com os outros, era considerada impura: não podia ter contato com ninguém
3. A religião dizia que ela era impura, por tanto não podia adorar a Deus junto com outras pessoas. Lev.15.25-33. Poderia até ser morta caso fosse descoberta no meio da multidão.
·         Mas ela rejeitou e enfrentou todo impedimento que a vida, a enfermidade, as pessoas, e até mesmo sua religião.
·         Correu risco de não agüentar tanto esforço, de ser humilhada por alguém, de ser até morta, mas ela estava decidia a até morrer do que continuar vivendo assim!
·         Muitas vezes não vencemos porque aceitamos todo impedimento que o inimigo, a vida, os problemas, as circunstâncias querem impor sobre nós.
·         Precisamos desejar tocar em Cristo, custe o que custar. Precisamos resolver, irreversivelmente, alcançar o alvo de tocar em Cristo, e viver os seus propósitos.
·         Não importa o que ou quem esteja dizendo que você não pode, a palavra de Deus diz que EM CRISTO você pode. Em cristo você pode qualquer coisa, porque Ele te fortalece. Fil 4.13
·         Você pode ser transformado, você pode viver um novo tempo em sua história, você pode andar em vitória, vencer o pecado, liberar perdão, frutificar, você pode vencer...
3°. UMA FÉ DETERMINADA.
·         Uma frase para toda vida: Deus não responde as minhas necessidades; Deus responde a minha fé.
·         Deus não vai fazer algo em mim porque eu sou necessitado, sou sofredor, tenho uma história difícil; ele fará em resposta a minha fé!
·         Quantas pessoas necessitadas havia naquela multidão? Muitas! Mas quem recebeu o mover de JESUS? Só duas
·         A mulher do fluxo de sangue tocou com uma fé determinada: “se tão somente tocar em suas vestes, serei curada.” Mc 5.28
·         Ela tinha convicção de que um simples toque liberaria um tremendo poder de Jesus sobre sua vida.
·         Obs. Ela creu e expressou a sua fé com sua boca.
·         Jesus não a curou por causa da sua necessidade, mas por causa da sua fé. Obs. Jesus não facilitou nada para ela.
·         Jairo ficou firme, esperando Jesus atender a mulher, confiando: ele é comigo, sabe o que está fazendo, não se esqueceu de mim, vai me socorrer a tempo.
·         Mesmo depois que recebeu mensageiro dizendo: “sua filha já está morta, não incomodes mais o mestre.”
·         V48. Mas Jesus lhe disse: ”Não temas crê, somente”
·         Tomou a decisão apesar da realidade, continuar crendo, ele continuou  a caminhada enfrentou a risada das pessoas incrédulas; e recebeu o que foi buscar em Jesus. V54,55.
·         Deus responde a uma fé determinada, Deus responde a uma fé que persevera no propósito,  mesmo quando tudo parece perdido. Mesmo quando a minha experiência é contrária ao que estou crendo. Fé e experiência nem sempre andam juntas.
CONCLUSÃO
·         Você foi destinado por Deus a viver em vitória, porque dentro de você foi colocado um Espírito vencedor!
·         Alguém que quer vencer se posiciona além da multidão; vem para o meio, toca em Cristo, é um discípulo.
·         Alguém que quer vencer não aceita os impedimentos que o diabo e a vida querem colocar sobre ele.
·         Alguém que quer vencer tem uma fé determinada, não vacila, persevera no propósito e alcança a vitória.
O fato, a fé e a experiência: Você provavelmente conhece a ilustração do Fato, da Fé e da Experiência que caminhavam sobre um muro. O Fato caminhava na frente firmemente, não se voltando nem para a esquerda nem para a direita e sem nunca olhar para trás. A Fé seguia-o, e tudo andou bem enquanto conservou os olhos fixos no Fato. Mas, logo que se preocupou com a experiência, voltando-se para observar o progresso desta, perdeu o equilíbrio e caiu do muro, e com ela caiu a coitada da Experiência. -Toda tentação consiste principalmente em olhar para dentro de nós mesmos, desviar os olhos do Senhor e deixar-nos impressionar com as aparências. A fé está sempre diante de uma montanha, uma montanha de evidências que parecem contradizer a palavra de Deus, uma montanha de aparente contradição no plano dos fatos concretos – de fracassos nas atitudes bem com no plano dos sentimentos e sugestões. - Lembremo-nos que o ataque de Satanás é sempre contra a nossa certeza. Se ele nos puder fazer duvidar da palavra de Deus, então ele alcançou seu objetivo e nos mantém sob seu poder.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

TORNANDO-ME UM VERDADEIRO SERVO



      Mateus 20.25-28

25 Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles. 26 Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 27 e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; 28 tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

Introdução
a.        Não é o fato de servir que nos faz servos, assim como não é o fato de ter um piano em casa que nos faz pianistas.
b.       Quero dizer com isso que há pessoas que até servem, mas que, na realidade no coração, não são servos.

- Servir pode ser uma ação fruto de tantas coisas e motivações. Exemplo:
·        Há pessoas que são excelentes servos quando há pessoa a ser servida é generosa em ofertar e abençoar.
·        Outros são excelentes servos quando acordam dispostos.
·        Outros são excelentes servos quando percebem que a pessoa que servem reconhece o seu trabalho.
·        Mas será que é esse o tipo de servo que Jesus Cristo nos fala em Mt. 20.25-28?

c.        Espero que essa palavra te ajude a avaliar a si mesmo, à luz da Palavra de Deus, vamos ver se somos um verdadeiro servo, ou apenas alguém que serve vez ou outra.
- Ao ouvi-la, não fique pensando que outro precisava escutar o que estou dizendo, apenas pense em você mesmo, pois vamos falar de coisas que são do coração, apenas permita que Deus sonde o seu coração hoje. Essa palavra é para você e para mim, e mais ninguém!

Quem são os verdadeiros servos?

1. Verdadeiros servos são ruins de matemática – Lucas 7.36-50
- Um exemplo de serva adoradora na Bíblia é desta mulher, que derramou um vaso puro de ungüento que custava 300 denários (um ano de trabalho) nos pés de Jesus.

- Por não colocar preço, os servos são tidos muitas vezes como loucos.
 - Jesus ensina também amor, perdão é fé; que faz parte da generosidade de um servo.


2. Verdadeiros servos servem a Deus servindo ao irmão
1º Coríntios 10.31-33
31 Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
32 Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem gentios, nem tampouco para a igreja de Deus,
33 assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos.
- Jesus na Terra é REVELADO através da igreja, qualquer um que quiser servir a Deus o fará por meio do seu corpo, ou seja, servindo a IGREJA.


3. Verdadeiros servos servem a Deus como filhos
 - O melhor servo é o que entende que aquilo não é algo que ele faz somente para o dono, mas também para si mesmo, como parte daquele todo. Só quem tem esse entendimento na sua plenitude é o filho. Ele serve sabendo que aquilo também é dele.
Romanos 8:17 
17 Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.
Um exemplo negativo: O irmão do filho prodigo, Lucas 15.25-32.
 - Quando servimos à igreja não estamos servindo uma instituição distante de nós, mas estamos servindo a nós mesmos como parte desse corpo.
Efésios 5.30
“30 porque somos membros do seu corpo.


4. Verdadeiros servos dispõe os seus dons e não esperam nada em troca
- Os seus dons não foram dados para você se divertir com eles, mas para que você sirva o Reino de Deus com eles.
- Os dons foram dados por Deus, portanto a glória e a recompensa é Dele.
Exemplo: uma gerente que trabalha em um banco; ele trabalha para o banco servindo os clientes, mais de quem é a recompensa? Do gerente, do cliente ou do dono do banco.


5. Verdadeiros servos muitas vezes não é considerado pelo mundo   
I Co. 4.13b “até agora, temos chegado a ser considerados lixo do mundo, escória de todos.
- Lixo do mundo. Quanto maior a posição, maior o desprezo do mundo.


6. Verdadeiros servos são incondicionais
 - Não há Direito do Trabalho no reino de Deus, antes temos o Senhor como nossa justiça sabendo que a recompensa vem d’Ele.
- Tem pessoas que diz: Só sirvo se for assim ou se for assado.
Colossenses 3.18-25
18 Esposas, sede submissas ao próprio marido, como convém no Senhor.
19 Maridos, amai vossa esposa e não a trateis com amargura.
20 Filhos, em tudo obedecei a vossos pais; pois fazê-lo é grato diante do Senhor.
21 Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.
22 Servos, obedecei em tudo ao vosso senhor segundo a carne, não servindo apenas sob vigilância, visando tão-somente agradar homens, mas em singeleza de coração, temendo ao Senhor.
23 Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens,
24 cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo;
25 pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas.
- O serviço no reino é estar à disposição do rei como verdadeiros escravos.

Filipenses 2:5-8
5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando- se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 a si mesmo se humilhou, tornando- se obediente até à morte e morte de cruz.
 - Servos aqui é doulos, que quer dizer escravo, servo, homem de condição servil.


7. Verdadeiros servos atraem atenção de Deus (Jesus)
 - O exemplo da casa de Betânia.
 - Servir com o coração daquela mulher, fazendo o que ela fez também.