quinta-feira, 24 de maio de 2012

RELACIONAMENTO CONJUGAL


Efésios 5.22-33

22 Mulheres, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor, 23 pois o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, que é o seu corpo, do qual ele é o Salvador.  24 Assim como a igreja está sujeita a Cristo, também as mulheres estejam em tudo sujeitas a seus maridos.  25 Maridos, ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela  26 para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra,  27 e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.  28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. 29 Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, 30 pois somos membros do seu corpo. 31 “Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne.” 32 Este é um mistério profundo; refiro-me, porém, a Cristo e à igreja. 33 Portanto, cada um de vocês também ame a sua mulher como a si mesmo, e a mulher trate o marido com todo o respeito.

INTRODUÇÃO
O Casamento é tão importante, que Deus o compara com o relacionamento entre Cristo e a Igreja. O texto acima deixa bem claro a comparação que o Apostolo Paulo faz. Notem as vezes que ele usa a palavra como ou assim como.

1.    Assim Como Cristo é o cabeça da Igreja, o marido deve ser o cabeça da mulher. vs 22-23
Isto deixa bem clara a posição de liderança do marido. Toda organização precisa de um líder e aprouve a Deus colocar esta responsabilidade nos ombros do marido.

2.    Assim como a Igreja está submissa a Cristo, as mulheres devem estar submissas a seu marido. v 24
a.      Submissão não quer dizer que a Mulher é inferior ao Marido.
b.      Submissão é compreender o principio de liderança.
c.      Submissão é entender que a responsabilidade mais pesada do lar está sobre o marido.

3.    Assim como Cristo ama a igreja os maridos devem amar suas esposas. – v. 25
O marido deve amar sua esposa com amor incondicional.  O texto mostra três formas de demonstrar este amor:
a) Como Cristo amou a igreja e se entregou por ela.
b) como ama seu próprio corpo.
c) Como ama a si mesmo.

4.    Assim como Cristo alimenta e cuida da igreja, os maridos devem alimentar e cuidar de sua esposa. - v. 29
O marido é o responsável pela manutenção e suprimento no lar.

5.    A oração é fundamental dentro de um RELACIONAMENTO CONJUGAL.
Efésios 3.20-21 20 “Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21  a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”
Deus é poderoso para fazer muito mais, além daquilo que pedimos ou pensamos.
Como vimos semana passa, a instituição familiar tem sido atacada de diversas formas, a nossa posição dever ser de defesa e ataque nesta batalha.
·      Oração de defesa: A melhor forma de defender seu casamento é crescer na intimidade com Deus por intermédio da oração.
·      Oração de ataque: Aqui me refiro àquele clamor a Deus, quando estamos no meio de um conflito familiar.
6.    Finanças dentro de um RELACIONAMENTO CONJUGAL
I Timóteo 6.10 10 Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.”
A um livro com o titulo: Até que o dinheiro nos separe. Normalmente a frase é: “Até que a morte nos separe”. Realmente, um dos motivos que mais provocam conflito familiar e divorcio é o dinheiro.
·         Seja fiel a Deus nos seus DÍZIMOS E OFERTA. Malaquias 3.10 “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.”
·         Faça um orçamento doméstico com seu cônjuge. Lucas 14.28-30 – se não calcular bem antes de construir... Podemos passar vergonha diante do povo.
·           Evite tomar dinheiro emprestado. Cuidado com os EMPRESTIMOS. Prov.22.7 “O rico domina sobre o pobre, e o que toma emprestado é servo do que empresta.”
·           Se estiver envolvido em dívidas, faça planos para liquidar. Romanos 13.8 A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.”
7.    Uma boa comunicação é importante no RELACIONAMENTO CONJUGAL:
Efésios 4.15 “Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,” Tiago 1.19Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.
Deus nos deu um dom muito especial: a comunicação. Ela é fundamental para vida em sociedade.
O Pr. Jaime Kemp, um conselheiro matrimonial, ensina três frases que salva um casamento:
·         Querida (o), eu estou errado (a).
·         Querida (o), você pode me perdoar?
·         Querida (o), eu amo você.

CONCLUSÃO
Devemos analisar na Palavra de Deus tudo o que Cristo fez pela igreja e aplicarmos a mesma dedicação nos nossos lares.
Uma das melhores formas de termos um bom relacionamento no lar é a utilização dos mandamentos recíprocos /aqui estão alguns:
·      Amar uns aos outros – João 15.12 O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
·      Não julgar uns aos outros – Romanos 14.13 Não nos julguemos mais uns aos outros; pelo contrário, tomai o propósito de não pordes tropeço ou escândalo ao vosso irmão.
·      Servir uns aos outros – Gálatas 5.13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor.
·      Perdoar uns aos outros – Efésios 4.32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
·      Sujeitar uns aos outros – Efésios 5.21 sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

AÇÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA CONTRA AS DROGAS

Mateus 22.37-39 / Apocalipse 2.4



Introdução: História das duas filhas que foram detidas como usuário de drogas.
ü    As cracolândias então espelhados por muitas regiões e mesmo quando são “saneadas”, como no centro de SP, elas logo voltam a aparecer em outro lugar da mesma região.
ü    Onde esta as cracolândia na minha cidade, na minha vida?
ü    Ela não si limita apenas em um local. (é flexível e multiplicadora)

1.       O USO DE DROGAS ESTÁ MUITO DIFUNDIDO
a.            O uso do crack já está sendo considerada pelas autoridades uma verdadeira epidemia mundial. No Brasil, além dos grandes centros, até a mais distante localidade é alvo dos traficantes, que não escolhem suas vítimas.

b.            Acontece nos melhores lares e vizinhanças;   
Exemplo: Jovem que matou a avó, motivo de jogo.        
                                                                                         Lucas 15.11-33
c.             Até os bons garotos podem usar drogas;
ü                       Estudos recentes revelaram que 78% dos jovens que usam drogas são tranqüilos, agradáveis, conservadores, de bons costumes, é porem mais facilmente influenciados.

ü                       A Drª Helena Barros, (coordenadora do serviço VIVAVOZ, ligado à SENAD – ‘secretaria nacional de política sobre droga’. Informa que entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio da Rede Pública de Ensino nas 27 Capitais Brasileiras (2004) apontou o uso de crack em crianças com idade a partir de 10 anos.

2.       POR QUE OS ADOLESCENTES USAM DROGAS – Deut. 6.5-9
a.   EXEMPLO DOS PAIS: Constatou-se que hábitos dos pais que mais influencia os filhos é o consumo de ÁLCOOL.
I-   O uso de drogas é aprendido: Em casa, pelos pais, irmãos... (Dr. James Hawkins, diz: “Todas as crianças imitam seus pais”).

II-    A atitude dos pais pode contribuir:
a.       Muitos pais bebem;
b.       Muitos pais fumam;
c.        Muitos pais usam comprimidos;

b.  A NECESSIDADE DE ACEITAÇÃO
I-   Uso de drogas para aliviar problemas emocionais.
a.       Alguns adolescentes não se sentem amados;
b.       Alguns adolescentes se sentem solitários;
c.        Alguns adolescentes se sentem ansiosos;
d.       Os adolescentes precisam de segurança e ânimo;

II-    Os mais susceptíveis de usar drogas são os que se sentem:
a.    Insuficientes
b.   Inseguros
c.    Rejeitados

III-Pressão dos colegas
a.    Com freqüência, a pressão dos colegas neutraliza a influencia dos pais.
b.   No lar pode-se aprender a ceder à pressão dos colegas
Exemplo: Os filhos percebem que sua mão cede à pressão de comprar uma roupa nova simplesmente porque sua melhor amiga comprou uma, que o pai compra um carro novo simplesmente porque não quer ser menos que seu amigo.

IV-  Aborrecimento ou influência do tédio
Muitos jovens experimentam drogas porque estão entediados. Se os pais tentarem mantê-los ocupados em atividades construtivas, os ajudarão a combater a tentação das drogas.
Exemplo: uma jovem se interessa por música, pratica suas lições e entra num grupo musical. Mas se o pai e a mãe não se interessam em assistir às apresentações de  seu grupo, provavelmente ele se desanimará e se retirará do grupo. Eles se chateiam quando notam que não há tempo nem dedicação para eles.

V-      A desintegração da família
a.    Os pais egocêntricos com freqüência ignoram seus filhos
b.   O divórcio costuma deixar o lar sem a figura do pai.

VI-  A música
Poucos pais entendem a linguagem subcultural que se expressa nas letras muitas musicas. Em muitos casos referência às drogas é clara e inconfundível, mais em outros, a letra é ambígua ou talvez apenas sugestiva, mas muitos jovens, adolescentes e crianças, deduzem que suas palavras se relacionam de alguma forma com as drogas e seu uso.

3.       O QUE OS PAIS PODEM FAZER – Provérbios 22.6
a.   TANTO OS PAIS COMO OS FILHOS PRECISAM DE INFORMAÇÕES SOBRE AS DROGAS.
a.    Muitos pais não reconhecem quando seus filhos estão drogados
Estágio do uso de drogas:
1º Exposição e experimentação;
2º Droga como companheira;
3º Dependência física e psicológica;

b.    Sintomas indicadores do uso de drogas
ü      Mudanças na escola: faltas, qualidade de desempenho, notas, comportamento;
ü      Oscilações claras de humor: depressão, irritação, agressividade;
ü      Fugir de responsabilidades: omissão;
ü      Mudança radical no grupo de amigos;
ü      Fugir dos relacionamentos antigos de amizades: ou de atividades;
ü      Distanciamento da família: mudanças de comportamento e na rotina;
ü      Chegar levemente alcoolizado: o que disfarça o uso da droga;
ü      Descuido com aparência: roupa; 
ü      Aumento exagerado de apetite: especialmente por doces, ou oposto, perda de apetite de moderada a forte;
ü      Mudança nos hábitos de sono;
ü      Uso de óculos escuros em momentos inapropriados;
ü      Uso freqüente de colírios ou descongestionantes nasais;
ü      Uso predominante de roupas de manga comprida;
ü      Desaparecimento (roubo) de coisa e/ ou dinheiro da família, de amigos;
ü      Segredos envolvendo amigo: telefonemas, atividades e saídas;
ü      Baixa motivação: auto-controle e auto-estima; 
ü      Certo isolamento.
ü      Antecipação de fases: criança é criança, jovem é jovem e adulto é adulto.
Enfim qualquer mudança relevante nos padrões de comportamento merece a atenção dos pais. Converse com seu filho (a).

b.  COMO TORNAR O LAR MAIS ATRATIVO
a.    Incentive seu filho a ter objetivos positivos
b.    Incentive-o a escolher bons amigos
c.     Incentive-o a praticar atividades saudáveis

4.    CONCLUSÃO
*      Diante do desespero de muitos e da perplexidade da sociedade em geral, o que é possível fazer?
*      Qual seria o papel das famílias e dos educadores diante desse flagelo?
*      A Bíblia diz:Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos;  e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8.31b-32 e 36

*      Dependentes químicos e familiares podem ser atendidos em todo o Brasil através da central de atendimento 0800-510 0015 132 - durante 24 horas, todos os dias; Educadores e outras pessoas interessadas em ajudar também podem ligar para receber instruções.

*      O programa CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO, já adotado por muita Igreja Batista.   http://www.celebrandoarecuperacaosp.com.br/

*      Centros de Recuperação; em RO temos:
1.  Igreja batista nova esperança – Cacoal RO. No Riozinho a 10 Km de Cacoal.
2.  Trabalha com dependentes químicos e alcoólicos;
3.  Sustento de 100 reais por mês, contribuição de parceiros e da igreja. As visitas acontece no sábado após as 14 horas.
4.  Telefone 3443-1513 Cel:9956-9950 ou 9227-1021 ou 8467-8195

*      A Drª Helena Barros, explica que é:
6.       Preciso orientar com informações adequadas;
7.       Programas escolares podem diminuir a probabilidade de abuso de drogas na idade infantil, na adolescência entre adulto.
8.       Este programa deve promover discussão a respeito do projeto de vida dos alunos.
Exemplo: “dar ênfase ao assunto da dependência química dentro de um contexto de saúde. Incentivar a reflexão e a adoção de comportamentos de vida saudáveis”. Isso de ser durante toda a caminha estudantil, assim fazendo parte do cotidiano de alunos, pais e comunidade.
Teste sobre prevenção do uso de drogas

V     F         1. Minha vida é livre de hábitos comumente visto como solução para os problemas da vida, como:
a. Álcool
b. Cigarros
c. Comprimidos
d. Estimulantes
e. Analgésicos

V     F         2. Meu filho encontra aceitação, amor, segurança e incentivo em nosso lar.

V     F         3. Não permito que a sociedade se torne a razão de minhas atitudes e ações, e incentivo meu filho a agir da mesma maneira.

V    F          4. Interesso-me pelas atividades de meu filho e o instruo para que tenha atividades construtivas nos horários livres.

V    F          5. Nosso lar não é afetado pelo divórcio e conta com uma autoridade paterna  e materna.

V    F          6. Meu filho não está sendo influenciado pela música que exalta o mundo das drogas.

Fontes bibliográficas:
·                       Bíblia Sagrada;
·                       www.jmn.ogr.br
·                       Revista visão missionária, ano 90 – número 2, abril a junho 2012 pg.12-14;
·                       Nancy Van Pelt, Livro Como Formar Filhos Vencedores, desenvolvendo o caráter e a personalidade; cap. 7 pg.105-111.



VENCENDO OS INIMIGOS DA FAMÍLIA


*O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente; João 10.10

INTRODUÇÃO
A Instituição Familiar tem sido atacada violentamente.
Há diversos inimigos tentando destruir os valores que preservam a família, mas todos eles estão sob o comando do adversário, Satanás, que é o inimigo de nossas almas.
*Efésios 6.12 “porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.”
A luta não é entre marido/mulher, pai/filhos, entre irmãos... (tem família que parasse uma campo de batalha). É contra principados, potestades, dominadores dês mundo tenebroso e forças espirituais do mal.

*I – O INIMIGO ROUBA, MATA E DESTRÓI
Há algumas características que o ladrão tem, que se bem estudadas nos ajudarão a ter estratégias e tomarmos ações preventivas:
a.      Trabalha escondido: O ladrão trabalha escondido para não ser vista sua obra.
b.      Tenta disfarçar-se: O ladrão mente e usa mascaras para disfarçar o seu caráter.
c.      É astuto: O ladrão tem astucia para enganar as pessoas, às vezes usado a Palavra Gn 3
d.      Planeja o roubo: O inimigo investe tempo planejando contra você e contras as famílias...(Igreja)
e.      Está disposto a matar:
f.        Destrói aquilo que impede sua ação:
g.      Coloca mentiras na mente de suas vítimas: Tem implantado mentiras... (falso seqüestro)

O texto que lemos de João 10.10 mostra Jesus dizendo que o ladrão vem roubar, matar e destruir e vemos isto acontecendo em diversas famílias.
Como já aprendemos hoje pela manhã, o homem tem o DNA de Deus, somos formados a imagem e semelhança de Deus. Gn. 1.26
Mas o diabo sabe que quando começa a destruir uma família, as repercussões são grandes e o sofrimento e destruição alcançarão muitas pessoas. Quando o relacionamento de um casal começa a se destruir, vejam quantas pessoas sofrem:
*   Marido e mulher começam a sentir culpa e frustração, e o resultado é um grande sofrimento e angústia;
*   Os filhos sofrem também, porque começam a sentir insegurança;
*   Os pais dos cônjuges também sofrem por verem seus filhos sofrendo e a família sendo destruída;
*   A família, a igreja, a sociedade, também serão afetados pela destruição de um casamento.
Aqui estão alguns inimigos da família, que devemos combater:
1.   Violência Doméstica: Definição de violência: “Constrangimento, físico ou moral, exercido sobre alguma pessoa para obrigá-la a submeter-se à vontade de outrem” (Michaelis)
1.1             – Violência física: A Bíblia exorta que não devemos nunca usar de violência contra qualquer pessoa: Prov. 6.16-1916 Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, 18 coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos. 

1.2             Violência Psicológica: Isto acontece quando uma pessoa não agride fisicamente, mas emocionalmente. Pressionar, criticar, ficar de mau humor, fazer cara feia etc. O melhor remédio para isso é a vida cheia do Espírito Santo. Gálatas 5.22-2322 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.”

1.3             Violência Verbal: há pessoas que nunca levantaram a mão contra seu cônjuge, mas o golpeiam constantemente com suas palavras. Efésios 4.29 “29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” A bíblia também nos ensina a responder com calma e não com intrepidez Prov. 15.11 A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Ilustração: o menino do prego.

2.   Pornografia
Ela tem destruído casamentos, além disso, a pornografia é um adultério virtual. A bíblia diz: Mateus 6.22-2322 São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; 23  se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” Só Jesus pode libertar você disso: Jo.8.32 “E conhecerão a verdade...”

3.   Homossexualismo
Veja a opinião de Deus sobre o homossexualismo, na carta que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos 1.26-2726 Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; 27 semelhantemente, os homens também, deixando o contacto natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro.

3.1             Paixões vergonhosas;

3.2             Contrário á natureza: A bíblia diz que Deus criou homem e mulher...

3.3             Atos indecentes: No original a melhor tradução para indecentes é: “Inflamando-se em excitação mental.

3.4             - Perversão: Disc. Michaelis define como: “Ato ou efeito de perverter; Alteração de uma função normal; Corrupção, depravação”. Deus chama o homossexualismo de perversão.

3.5             Castigo: Todo pecado recebe o devido castigo. João 3.19-20 “19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más. 20 Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem argüidas as suas obras.
O homossexualismo é uma afronta para Deus e à instituição familiar.

4.   Casamento Homossexual: O casamento verdadeiro é entre um homem e uma mulher, e foi criado por Deus para manter e preservar a sociedade e celebrar o amor entre marido e mulher. Gn. 2.24

5.   Aborto: o Instituto Alan Guttnacher afirma que no mundo o nº de abortos aproxima-se de 42 milhões por ano, a media é de 115 mil abortos por dia (www.agi-usa.org).
            Eu creio que a vida começa na fecundação entre o espermatozóide e o óvulo, uma vida humana está formada. Gn. 25.23,24 23 Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço. 24 Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre.”; Sl 71.6 “6 Em ti me tenho apoiado desde o meu nascimento; do ventre materno tu me tiraste, tu és motivo para os meus louvores constantemente.”; cof. Salmos 139.13-16.
5.1             - Aborto é um homicídio.
5.2             - Aborto traz culpa.
5.3             - Aborto traz traumas.
5.4             - Aborto provoca sementes de desconfianças.

6.   Conflitos Familiares: Não existe um casal que nunca teve um problema de divergência de opiniões. Isto é normal, porque cada um de nós foi feito de uma forma especial por Deus. O que precisamos é aprender a conviver com nossas diferenças.
*II – O INIMIGO JÁ ESTÁ DERROTADO.
e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. Colossenses 2.15
O Sacrifício de Cristo na cruz trouxe a derrota completa do diabo e seus demônios. Esta é a razão pela qual todo cristão verdadeiro tem autoridade espiritual e poder espiritual para repreender, expulsar e vencer as obras do Maligno.
*III – JESUS DÁ A VERDADEIRA VIDA
O texto bíblico nos traz uma esperança. Jesus Cristo disse: eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.
Em Cristo há LIBERTAÇÃO, PERDÃO, RESTAURAÇÃO, RECONCILIAÇÃO E CONSERTO.
Jesus quer que você tenha uma vida plena, ou seja, uma vida dentro dos planos e propósitos de Deus para nós.
Por isso precisamos conhecer os princípios bíblicos sobre a família, para alcançarmos a plenitude da vida que Jesus nos dá.
AQUI ESTÃO ALGUNS PASSOS PARA VENCER OS ATAQUES CONTRA A FAMÍLIA:
1.     *Estude os princípios Bíblicos sobre família.

2.     *Aprenda a compreender e perdoar seu cônjuge.

3.     *Tome posição e resista aos ataques do diabo
Tiago 4.7 - Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.”
I Pedro 5.8-9 – “Esteja alerta e vigie. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.  Resistam-lhe, permanecendo firmes na fé, sabendo que os irmãos que vocês têm em todo o mundo estão passando pelos mesmos sofrimentos.”

4.     *Não permita que os esquemas destrutivos de valores familiares entrem em seu lar através das novelas, filmes e outros programas da TV e Internet.
Para viver a plenitude é necessário conhecendo e aplicar os princípios da Palavra de Deus na vida.
CONCLUSÃO
1.     Identifique as áreas onde o inimigo tem tentado trabalhar na sua família.
2.     Converse com seu cônjuge e aplique os princípios bíblicos na sua família.
3.     Deus esta pronto para restaurar sua família e combater o inimigo.