quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

VIVER A VERDADEIRA LIBERDADE


Para viver a verdadeira liberdade, descrita em João 6.36, é necessário compreender que ‘em pecado me concebeu minha mãe’.


Salmos 51.5nviSei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe

·      Neste texto encontramos a doutrina do pecado original.
·      Exemplo: ‘nascer com defeito de fabrica.’ Somos pecadores por natureza;
·      O mal que contamina, (Ex. Laranja estragada) com disse Jesus, vem do coração humana: (Mc 7.20-23);
·      Paulo descreve a trinte realidade humana de pecado como (Rm 3.11-12);
·      O Salmista nos diz no (Salmos 53.1-3);
·      Teólogo francês Calvino diz:que o pecado original é a depravação total da raça humana”;
·      Isaias um profeta de Deus e autor do livro que levou o seu nome diz (Isaías 64.6); trapos de imundícia.
·      Então toda boas obras, todos rituais religiosos, todas caridades, ou outras coisas semelhantes a esta não produz SALVAÇÃO segundo a bíblia. O pecador original nos tornou impuro e impede de nos aproximarmos de Deus.
Deus quer nos levar e a entender o pecador a partir do Eden*, para assim compreender o plano de Salvação trazido por Jesus.
1.     A primeira consequência queda do homem foi TEÓLOGICA*: O homem desobedeceu a Deus, perdeu sua condição inicial e precisa de salvação para retornar à condição inicial. (Gn. 2.16-17 e 3.6-7, 22-23);
2.      A segunda consequência da queda do homem foi SOCIOLÓGICA*: Adão, ao ser questionado por Deus sobre o pecado cometido, ele culpo sua mulher: “foi a mulher que me deste por companheira Gn. 3.12.
· A queda sociológica é quando o homem passa a ter uma ruptura com seu próximo.
Exemplo: A história dos filhos de Adão e Eva: Caim e Abel, que vemos o primeiro homicídio – Gn.4;
3.     A terceira consequência da queda do homem foi PSICOLOGICA*: O homem e a mulher agora estão cheios de vergonha e vão esconder-se de Deus. (Gn 3.7-8).
·      A ruptura do homem consigo mesmo é decorrente do seu pecado contra Deus.
·      Aqui começam os nossos problemas psicológicos e emocionais.
·      Exemplo: de Pedro (Lc 22.54-65 Jo. 21.1-14) e Judas (Mt. 27.5);
4.     A quarta consequência da queda do homem foi ECOLÓGICA*: E consequência do pecado do homem causa um problema ecológico, o texto é forte: (Gn. 3.17-19);
·      Aqui começa nosso dilema com a ecologia, isso bem antes do aquecimento global.
Diante da queda do homem, podemos entender a gloriosa obra que há em Cristo. Jesus veio para PERDOAR NOSSOS PECADOS, SALVA NOSSA ALMA E TRAZER UMA REDENÇÃO para humanidade. Romanos 3.23pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus,
  I.   JUSTIFICAÇÃO* – O ato de Deus nos declarar “inocentes” em relação a nossos pecados; a justificação nos torna JUSTO diante de Deus. Romanos 4.25 Ele foi entregue à morte por nossos pecados e ressuscitado para nossa justificação”:
II.   PROPICIAÇÃO* – A aceitação, por parte de Deus, do sacrifício vicário de Jesus Cristo por nós; o que nos garantiu acesso ao Pai. Romanos 3.25; “Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos;
III.   REDENÇÃO* – “O salário do pecado é a morte” (Rm 6.23). Ao morrer na cruz, Jesus Cristo pagou o preço por nossos pecados, nos redimiu diante de Deus e nos libertou do império das trevas. Rm. 3.24; “sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Conclusão: O texto que lemos no inicio esta retratando a história de Davi, que estava verdadeiramente arrependido por ter cometido adultério com Bate-Seba e por assassinar o marido dela para encobrir o fato. O rei Davi percebeu que suas ações feriram muitas pessoas, e arrependeu-se. Por isso, Deus o perdoou.
Nenhum pecado é grande demais para Deus perdoar! Você pode ser perdoado por Deus hoje.