Salmos 139.7 "Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face?"
Há dois tipos de presença de Deus definida nas Escrituras:
1. Uma é a sua onipresença, ou seja, Seu ser em todos os lugares Hebreus 13:5 – {Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei} ainda que não sintamos, o Senhor está em todos os lugares.
2. A segunda definição de Sua presença é a presença manifesta
A palavra manifesta significa trazer do despercebido, ou desconhecido para o visto, audível e conhecido.
ü Nas Escrituras alguns: O VIRAM, outros ESCUTARAM a Sua voz sem tê-Lo visto, enquanto outros SENTIRAM sua presença.
ü Mas uma coisa é certa, quando Ele vem, você sabe, você irá sentir no mais íntimo do seu ser, e saberá que Ele está lá.
O que nos afastam da Presença de Deus:
1 – QUANDO QUEREMOS SER IGUAIS A DEUS (Is.14.12-14/ Gn.3.4-5): Isaías 14:12-14 {12 - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!13 - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.14 - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.} Gênesis 3:4-5 {4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5 - Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.}
-Lúcifer foi o primeiro ser que quis ser igual a Deus e quis usurpar Sua glória.
-O Lúcifer (diabo) é um ser tomado de orgulho, se tornou um ser de ego absoluto.
O orgulho é próprio daquele que diz: Eu sou o máximo, eu sou tudo! Talvez você diga: Eu não sou orgulhoso, porque eu não me considero o máximo. Mas, você se considera melhor que todos, acima de todos, mais que todos e etc...?
Por isso que a adoração é importante, quando você elogia a Deus, é uma maneira de você vencer a semente do diabo que foi colocado dentro de você, que deseja ser Deus.
Também quando oramos e dizemos: “Deus ao Senhor pertence à força, não pertence a mim, ao Senhor pertence o poder não pertence a mim, ao Senhor pertence sabedoria não pertence a mim, ao Senhor pertence a gloria, não pertence a mim”. Isso acaba com as possibilidades de querer ser igual a Deus.
2 – QUANDO TEMOS UMA IMAGEM DISTORCIDA DE DEUS - Êxodo 32:21-24 {21 - E Moisés perguntou a Arão: Que te tem feito este povo, que sobre ele trouxeste tamanho pecado? 22 - Então respondeu Arão: Não se acenda a ira do meu senhor; tu sabes que este povo é inclinado ao mal;23 - E eles me disseram: Faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque não sabemos o que sucedeu a este Moisés, a este homem que nos tirou da terra do Egito.24 - Então eu lhes disse: Quem tem ouro, arranque-o; e deram-mo, e lancei-o no fogo, e saiu este bezerro.}
Nós podemos ver na vida de Arão o que acontece quando alguém que foi liberto do mundo pelo poder de Deus escolhe não andar na presença Dele (faz bobeira). Uma imagem incorreta, desenvolvida, formada, e moldada dentro de nossa própria alma ou imaginação.
Moisés desceu da montanha. Quando ele entrou no acampamento e viu o bezerro, sua ira se acendeu. Ele questionou Arão, "- Que fez este povo, que trouxeste sobre ele tamanho pecado?" "- Saiu este bezerro". Você pode acreditar que ele falou isso? Nós lemos antes que ele trabalhou o ouro com um buril! Ele mentiu. Êxodo 32:4 {4 - E ele os tomou das suas mãos, e trabalhou o ouro com um buril, e fez dele um bezerro de fundição. Então disseram: Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito.}
Arão não subiu até o topo da montanha. Arão havia passado todo o tempo de sua vida, até aquele período, uns oitenta anos no Egito, ele foi criado lá; seus pais nasceram e morreram lá. Ele estava cercado da cultura egípcia, e o Egito tinha muitos objetos de culto.
Hoje igualmente tem muitos cristãos que tem uma imagem completamente distorcida da pessoa de Deus;
- ou eles têm uma imagem teológica equivocada de um Deus completamente passivo. Ou é influenciado pelas aberrações evangélicas atuais que Deus deixa de ser Senhor para ser servo.
3 – QUANDO NOSSO CORAÇÃO ESTA CHEIO DE ÍDOLOS - Êxodo 20:3 {3 - Não terás outros deuses diante de mim.}
Quando nós tememos ao Senhor nós devemos nos chegar a Ele com um coração neutro, pronto para ouvir Suas palavras de INSTRUÇÃO ou CORREÇÃO.
Ezequiel 12:1-2 {1 - E VEIO a mim a palavra do SENHOR, dizendo 2 - Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque eles são casa rebelde.}
O Senhor estava entristecido pelo que o Seu povo veio diante dele para pedir direção, conselho, ou sabedoria, com seus ídolos escondidos dentro dos seus corações.
- Lembre-se idolatria não é limitada no clamar o nome de um deus estranho.
- Outra forma de idolatria é redução de Deus a uma imagem menor do que de fato Ele é. E você encontrará a raiz da idolatria na avareza. Colossenses 3:5 {5 - Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;}
- A avareza não é só o desejo pelo dinheiro.
- Isto inclui possessões, posição, conforto, aceitação, prazer, poder, luxuria sexual, e por aí vai.
- Avareza é o estado em que nos encontramos quando não estamos contentes com o que Deus tem nos dado.
Isto descreve perfeitamente Israel quando saíram do Egito. Eles continuaram agarrados àquilo que eles achavam melhor para eles, mesmo quando Deus fez Sua vontade conhecida.
- Eles não gostaram do processo que Deus havia escolhido para prepará-los para possuir a terra prometida e reclamaram das condições, água, comida, e daí por diante.
- Eles não possuíam o temor do Senhor, e os seus corações estavam prontos para o cultivo da avareza.
4 – QUANDO TRANSFORMAMOS O PRÓPRIO DEUS EM UM ÍDOLO - Êxodo 20:4 {4 - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.}
- O 2º dos dez mandamentos proíbe a fabricação de ídolos e imagens (cf. v4). Qualquer tentativa de reduzir Deus a uma imagem implica transformá-lo em ídolo. Deus é único.
- Deus é transformado em (objeto) ou ídolo quando é confinado aos limites de imagens, locais, pessoas, ritos, símbolos, seres ou qualquer outra coisa que dê a Ele uma medida, pois Deus é o Ser-Em-Si, não sujeito a tempo, espaço e modo. Deus é Espírito.
- Deus é transformado em (objeto) ou ídolo quando se pretende que o relacionamento com ele seja destituído de quaisquer implicações morais. Deus é Espírito Pessoal.
- Deus é transformado em (objeto) ou ídolo quando o relacionamento com Ele é fundamentado em relações de causa e efeito, e nesse caso se pretende manipular Deus por meio da descoberta dos botões que o fazem funcionar. Deus é Absoluto/Infinito.
- Deus é transformado em (objeto) ou ídolo quando é submetido a qualquer regra de qualquer ordem. Deus é incontrolável.
- Deus é transformado em (objeto) ou ídolo quando as expectativas que se tem a respeito dele giram ao redor de questões meramente circunstanciais, pois o reino de Deus não é comida, nem bebida, isto é, Ele não está limitado às questões materiais apenas. Deus é Eterno.
- Deus é transformado em (Objeto) ou ídolo quando é submetido a obrigatoriedades determinadas pelo homem, pois Deus deixa de ser um fim em si mesmo e é transformado em meio para um fim menor. Deus é soberano.
- Deus é transformado em (Objeto) ou ídolo quando se torna objeto de discussão, em detrimento ao objetivo de devoção e paixão. Deus é íntimo.
“A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos que Ele dará a conhecer a sua aliança.” (Sl 25:14).
Conclusão: Ao perceber o orgulho e o desejo de querer ser igual a Deus em seu ser, de que maneira você se posiciona? Existe algo ou alguém que em determinado momento você o colocou ou coloca na frente de Deus e de sua vontade? Quando se aproxima do Senhor você tem disposição de receber Dele o que precisa de fato?
Pastor João Júnior
(Fonte de pesquisa: Material de estudos do Pastor Silvio Galli;)